03 novembro 2005

Baguim do Monte -Heraldica


Armas
Escudo de prata, um pé de videira de dois ramos, folhado de verde, frutado de púrpura, nascente de um monte de negro movente da ponta e carregado de quinze besantes de ouro postos, um, dois, três, quatro e cinco; em chefe, cálice de púrpura realçado de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “ BAGUIM DO MONTE “.
Símbologia
O monte de negro - Sugere as terras de Baguim situadas na encosta da serra, de negro para representar a terra fértil e significa perseverança na adversidade num combate, tantas vezes, árduo e penoso.
A videira de verde - Recordam o antiquíssimo cultivo da vinha na região e o reconhecido valor dos seus vinhos. A púrpura significa o respeito pelos outros e o dever consciente de cumprir, sempre manifestado pelas gentes de Baguim.
O cálice - Representa o copo de prata descrito no primeiro documento sobre Baguim, o qual menciona também a doação destas terras.
Os quinze besantes de ouro - Simbolizam os quinze soldos (antiga moeda portuguesa) mencionados no referido documento da doação de Baguim. O ouro, como metal nobre, significa a fidelidade e a constante dedicação do seu povo.
Escudo de prata - Significa a fidelidade ao conceito de "verdade" procurada na riqueza dos testemunhos encontrados.

Sem comentários: